FESTIVAL É TUDO VERDADE – ULTRAVIOLETA E A GANGUE DAS CUSPIDORAS DE SANGUE

Publicado por

Um documentário por si só já traz em sua condição essencial a vocação de memória, se tratando de sua forma áudio e visual, no registro de um momento, o objeto se materializa enquanto documento histórico. Quando seu assunto se insere dentro de uma complexidade mais subjetiva, flertando com o mais íntimo segredo do outro, o que resta é deixar que a história se conte.

Ultravioleta e a Gangue das Cuspidoras de Sangue, de Robin Hunzinger, é um documentário que se realiza exatamente na dimensão que o outro confere à sua história: uma perspectiva cheia de beleza e poesia. Na medida em que as palavras escondidas desvelam um amor secreto, o desenho se realiza nas imagens possíveis de lhes contar, não as restringindo a uma identidade única, mas libertando muitas histórias represadas em caixas de cartas amareladas pelo tempo em um fundo de gaveta qualquer.

Ao publicizar cinematograficamente os segredos de sua avó, Hunzinger delega status de existência a outras tantas histórias restritas a um gueto de memórias.  Ultravioleta se manifesta enquanto palavra viva, depondo, ao se comunicar. A correspondência norteia a emoção que impregna o documento de uma relação. Somente a realidade exposta nas palavras garante a verdade aos sentimentos descritos nas imagens que o neto/diretor sequencia.

O que não foi presenciado ganha contornos mais sensíveis e belos, o som, o movimento, as canções e os sorrisos impressos na estagnação das fotografias e nas imagens de arquivos em preto e branco despertam muito mais cor e ação presentes naquela narrativa, agora contada.

A impressão do fato e o próprio fato constroem o documento afetuoso, a busca, o (re)conhecimento da personagem. Ao resgatar a história de amor de Emma e Marcelle, Robin Hunzinger e Claudie Hunzinger identificam a própria história, onde o pai e o filho encontram a avó de um e a mãe do outro, plenas na sua complexidade humana, se dizendo em um tempo outro e nos ensinando sobre um tempo qualquer, de sentir.

ESTE FILME SERÁ EXIBIDO ONLINE HOJE – DIA 05/04 ÀS 17H

SERVIÇO:

Festival é tudo verdade play – Exibição dia 05/04 às 17h

Link de acesso: https://www.etudoverdadeplay.com.br/film/ultravioleta-e-a-gangue-das-cuspidoras-de-sangue/

Ultravioleta e as Gangues Cuspidoras de Sangue (Ultraviolette et le Gang des Cracheuses de Sang/ Ultraviolette  and the Blood-Spitters gang)

Direção: Robin Hunzinger

França, 74’, 2021

Sinopse: Uma adolescente desafia a escola, a doença, os médicos e a morte, e abraça todo mundo que encontra, e lidera uma gangue de garotas que também estão doentes, “As Cuspidoras de Sangue”.