
Um tema de grande relevância que, com grande necessidade de uma discussão séria e comprometida, encontra no CineOP um espaço de diálogo e divulgação. Sobretudo neste momento em que a Cultura também sofre as consequências do descaso e do abandono.
Via CINEOP:
“O cenário digital impôs uma série de mudanças dentro de instituições de patrimônio audiovisual: o escopo de materiais a serem coletados, fluxos de preservação e, sobretudo, na forma de promover o acesso, com ênfase na internet. A pandemia da Covid-19 evidenciou, de forma definitiva, a vulnerabilidade do patrimônio audiovisual brasileiro no mundo digital, tanto para sua difusão quanto para preservação. Quais são as ações de disponibilização de filmes e documentos audiovisuais nas redes? Quais são os requisitos de infraestrutura e corpo técnico, além das implicações legais e éticas para uma difusão mais ampla e de qualidade de conteúdo na internet?”
Convidados:
• Adauto Cândido Soares – coordenador de comunicação e informação da Unesco | DF
• Ana Farache – coordenadora do Cinema e da Cinemateca Pernambucana da Fundação Joaquim Nabuco | PE
• Carolina Alves – coordenadora do Programa de Arquivos Pessoais do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas | RJ
• Felipe Rocha – coordenador de acervo – Museu da Pessoa | SP
Mediador: Lila Foster – pesquisadora, curadora, preservacionista audiovisual e diretora de relações institucionais da ABPA | DF